Um pouquinho de como foi a jornada para o lançamento de um novo produto da Printi, desde a concepção da ideia até a entrega do MVP.

O que é o Decora?

O Decora Printi é uma marca da Printi, a maior gráfica online do Brasil, focada na personalização de quadros e telas decorativas, 100% mobile-friendly.

No Decora, direto do celular, é possível escolher um modelo de quadro e tamanho, escolher a imagem, editar e fazer a compra.

E neste artigo, vou contar um pouco de como foi o processo de Discovery do Decora Printi, até o seu lançamento!

O desafio e o cenário


Ao longo da sua jornada como um Product Manager, possivelmente você terá contato com uma enorme variedade de produtos, desde o tradicional e-commerce até algum produto de missão-crítica, passando por marketplaces e aplicativos mobile disruptivos. Em alguns destes produtos, o cliente, o usuário final, é uma pessoa que está ativamente procurando por um bem de consumo ou um serviço. Em outros, o usuário final talvez nem saiba que o que ele está usando é considerado um produto e que há pessoas por trás daquilo.

Porém, muitos desses produtos não entregam o valor para o usuário final sozinhos. Por trás de…


E os motivos pelo qual é importante arrumar a sua cama antes de começar as suas próximas tarefas.

“Ok! Chegamos!”

O sonho de uma parte dos Product Managers do planeta têm como sonho entrar em algum lugar aonde o Produto está em uma fase bem inicial, ou ainda nem começou, usar todo o seu leque de técnicas e ferramentas e ver o seu crescimento ao longo do tempo.

Porém, como diria o contemporâneo Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas, e nem sempre um Product Manager vai conseguir entrar em algum lugar aonde esteja nesta etapa. Muito pelo contrário! …


MVP! MVP! MVP!

Um pouquinho de história…

MVP significa “Minimum Product Viable” e foi muito popularizado por Eric Ries em seu best-seller e livro de cabeceira de muitas pessoas “Lean Startup”. O conceito de MVP, junto com o crescimento da adoção de metodologias ágeis por startups e empresas maiores tornou o termo MVP uma commodity. Você que trabalha com desenvolvimento de software, independente de sua função, ouve esse termo quase todos os dias.


Como Product Manager, você sempre está de olho no desempenho de seu produto: pageviews, taxa de conversão, vendas no dia, etc. Além claro, da reputação do seu produto e de como está o seu produto frente aos concorrentes.


Como diria o Tio Ben, “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. E como um Product Manager, você possui inúmeras responsabilidades (talvez algum poder maneiro também).

Montar o roadmap do Produto, criar e priorizar o backlog do Produto, acompanhar as métricas do produto, buscar novas ideias e soluções são apenas algumas das suas tarefas.

Mas os Product Managers precisam também cuidar para evitar alguns erros que podem impactar diretamente na performance de seu produto.

Abaixo listei alguns erros que nós Product Managers devemos evitar.

1. Não dar atenção para o que os usuários estão dizendo

Pablo Menezes

Product Manager and Agile Enthusiast

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store